quarta-feira, 28 de setembro de 2016

RESGATANDO COM AMOR E ARTE UM ENSINO DE QUALIDADE, COM LEITURA E COMPROMISSO

EDUCAÇÃO, CULTURA E TALENTOS.

NO MOMENTO DELICADO PELO QUAL NOSSO PAÍS PASSA ATUALMENTE, ONDE AS PESQUISAS MOSTRAM QUE NOSSA EDUCAÇÃO ESTÁ COM AS PERNAS QUEBRADAS, ENCONTRAMOS CADA VEZ MAIS ALUNOS CHEGANDO AO ENSINO MÉDIO DESPREPARADOS, DESNORTEADOS COM RELAÇÃO AO QUE ALMEJAM; SEM CONSCIÊNCIA DOS SEUS DEVERES E DIREITOS DE ESTUDANTES. NÃO GENERALIZANDO, O QUE FOI VISTO NOS BANCOS ESCOLARES AO LONGO DE ANOS - A MEU VER, PARECE QUE DE FORMA INEFICAZ -, FAZ A EDUCAÇÃO IMPACTAR NEGATIVAMENTE AINDA MAIS, NESSE MUNDO GLOBALIZADO E VIRTUAL, TANTO NO MEIO DOCENTE QUANTO DISCENTE.
 AS REDES SOCIAIS ABERTAS SÃO UMA PROVA DAS ABERRAÇÕES QUE LÁ SÃO ESCRITAS POR ALUNOS, PROFESSORES, PRODUTORES, JORNALISTAS, POLÍTICOS, ARTISTAS; PROFISSIONAIS DE VÁRIAS ÁREAS E, TAMBÉM, POR PESSOAS COMUNS, QUE TAMBÉM VIVEM COM UM CELULAR “ON LINE”, 24 HORAS POR DIA, SE COMUNICANDO “COM DEUS E O MUNDO”. DEPARAMOS-NOS COM ERROS CRASSOS DE ESCRITA, CONCORDÂNCIA, ORTOGRAFIA E CALIGRAFIA, DENTRE OUTROS, QUE FEREM NOSSO PORTUGUÊS, MOSTRANDO A FALTA DE CUIDADO EM SE EVIDENCIAR O QUE REALMENTE FOI APREENDIDO (OU NÃO?) EM TODOS OS ANOS DE ESTUDO: A DIDÁTICA QUE NOS FOI PASSADA; OS CONHECIMENTOS VÁRIOS; O CUIDADO EM RESPEITAR A NOSSA LÍNGUA MÃE E A NOSSA GRAMÁTICA, QUE SE CONSTITUEM TAMBÉM NA IDENTIDADE DE NOSSO POVO; A NOSSA FORMAÇÃO BÁSICA E/OU ACADÊMICA, ETC.
DESSA FORMA, FICA AINDA MAIS DIFÍCIL ENCONTRAR CAMINHOS PARA PROPORCIONAR AO NOSSO POVO O CONTATO A BENS CULTURAIS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO, JÁ QUE EM NOSSA REGIÃO, HÁ UMA CARÊNCIA MUITO GRANDE DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE PROPORCIONEM O ACESSO À CULTURA E À ARTE. CONVIVEMOS COM A INDIFERENÇA NO QUE DIZ RESPEITO À VALORIZAÇÃO DA CLASSE CULTURAL, EM PRATICAMENTE TODAS AS SUAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS: TEATRO, DANÇA, MÚSICA, FOTOGRAFIA, ARTES PLÁSTICAS, LITERATURA, POESIA.
            DIANTE DA REALIDADE, OU A GENTE FAZ POR CONTA PRÓPRIA ENFRENTANDO TODAS AS ADVERSIDADES, OU CRUZAMOS OS BRAÇOS E DEIXAMOS O QUE JÁ ESTÁ RUIM FICAR PIOR. EU OPTEI PELA PRIMEIRA OPÇÃO, PORQUE TENHO CONVICÇÃO DE QUE SOMENTE A EDUCAÇÃO PODE MUDAR PARA MELHOR NOSSO LUGAR, NOSSA REGIÃO, O ESTADO E O PAÍS.
ACREDITO NUMA EDUCAÇÃO COM UM TEMPO MAIOR DE PERMANÊNCIA DO ALUNO NA ESCOLA, COM PROFESSORES QUE TENHAM REAL VOCAÇÃO E HÁBITO DE LEITURA, QUE “RESGATEM COM AMOR E ARTE UM ENSINO DE QUALIDADE”, ACESSÍVEL A TODOS; LEVANDO-SE EM CONTA OS POTENCIAIS ARTÍSTICOS E CULTURAIS QUE CADA INDÍVIDUO POSSUI, PARA QUE, A PARTIR DAÍ, SEJAM DESCOBERTAS AS VOCAÇÕES E O PROFISSIONALISMO, SEM DEIXAR NUNCA DE LADO, O CAMINHO QUE CONDUZA AOS LIVROS, QUE ABREM AS MENTES, ESCANCARAM AS PORTAS PARA OUTROS MUNDOS, OUTRAS EXPERIÊNCIAS, OUTROS VOCABULÁRIOS; E, DE FATO, EFETIVAM TODAS AS APRENDIZAGENS.
UM POVO EDUCADO E CONSCIENTE, QUANDO QUER, TORNA TUDO POSSÍVEL, COM O POIO E O CALOR HUMANO DE POUCOS, QUE AINDA CONSEGUEM – APESAR DAS DIFICULDADES - ENXERGAR BEM MAIS QUE UM PALMO DIANTE DO NARIZ. CREIO QUE NÃO EXISTE OUTRO CAMINHO PARA O SUCESSO, SENÃO O DA EDUCAÇÃO, E NESSE SENTIDO, É PRECISO VONTADE POLÍTICA, CONHECIMENTO DE CAUSA, APROFUNDAMENTO, EXPERIÊNCIA DE MUNDO, E MUITO, MAS MUITO AMOR MESMO, PARA LEVAR À FRENTE AQUELA QUE É A PROFISSÃO RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DE TODAS AS OUTRAS.

RAIMUNDO SANDRO CIDRÃO – Professor e Escritor

Santana do Cariri, 27 de setembro de 2016.




Nenhum comentário:

Postar um comentário